8 passos para implementar gamificação com sucesso

Gamificação pode mesmo gerar muita dúvida no momento em que se decide contratá-la e implementá-la nas empresas para otimizar processos e aumentar a eficiência. Confira 10 passos para fazer isso com sucesso:

  1. Playtest. Selecione um grupo de colaboradores de tamanho mediano (depende do porte de sua empresa, mas pense em torno de 15 a 20% dos seus funcionários) e teste o jogo, tangibilizando os benefícios para a empresa.
  2. Explicite o ganho para o negócio. Metrifique de forma objetiva o que o negócio ganhará, estabelecendo ao menos 2 KPIs.
  3. Crie uma narrativa. Tenha pronto um pitch que explique porquê essa solução foi a escolhida para a empresa.
  4. Faça regras e premiações absolutamente transparentes. Deixe os jogadores terem clareza sobre como avançar no jogo e o que podem ganhar com isso.
  5. Keep it simple. Poucas e boas regras, OK?
  6. Use rankings e leaderboards com moderação. Evite acirrar a competição além do desejável e mantenha estes quadros atraentes em termos de tamanho e visual (Não faça jogadores demorarem muito para entender onde se posicionam).
  7. Use níveis de complexidade e badges de conquista de forma apropriada. Ou seja, saiba como realizar uma progressão no jogo que inspire mais engajamento.
  8. Identifique e explicite critérios de sucesso. Tenha claro para gestores do projeto e do negócio quais são os critérios pelos quais você saberá que o game é um sucesso na empresa e trabalhe a favor deles.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *