6 dimensões motivacionais dos games para aplicar em treinamentos

É claro para nós, a esta altura, que a motivação e o engajamento que games provocam nos usuários é muito superior às experiências tradicionais de imersão, diversão e mesmo aprendizagem. Mas afinal, o que há de tão motivador nos games que envolve as pessoas e deixam-nas tão inclinadas a continuar na experiência?

Senderek e Stich (2015) nos apontaram seis dimensões motivacionais que podem ser reproduzidas em treinamentos, com o design apropriado, de modo a aumentar também nestas experiências a motivação dos educandos em se engajar com elas.

Imaginação. Implemente atividades nos treinamentos em que as pessoas precisem imaginar cenários ou histórias, participando delas, criando-as ou acompanhando-as. Todo mundo gosta e precisa imaginar e fantasiar. Não deixe que as pessoas viajem na maionese; faça com que elas viajem dentro do seu treinamento.

Regras e objetivos. Garanta regras e objetivos nos treinamentos que deem aos educandos um senso de progresso e clara premiação ao alcançar alguns milestones.

Estímulos sensoriais. Não é necessário delongas: quanto mais atraente o treinamento do ponto de vista visual e também com sons apropriados, tanto mais a imersão na experiência ocorrerá. Preocupe-se com a experiência estética.

Desafios. Nenhum game é linear. Os desafios são frequentes e progressivas, fazendo com que o jogador tenha que usar diferentes habilidades em diferentes níveis de dificuldade ao longo do tempo. Você cria seu treinamento levando isso em conta?

Investigação. Deixe seus treinandos intrigados. Dê pedaços de informação que serão complementados no futuro. Não explique tudo de uma vez. Cuide da experiência como um todo e garanta que, ao final, a sensação de ter resolvido um quebra-cabeças terá sido alcançada.

Controle e autonomia. Quanto mais autonomia tem um jogador, mais ele se sente estimulado. Crie momentos do treinamento em que os educandos fazem atividades num ritmo próprio, decidem o que farão dentre várias opções e exercitam sua autonomia. Fica muito mais instigante.

Pronto para aprimorar seus treinamentos? Comece agora!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *