,

Quer melhorar seu treinamento? Meça o TTC!

Muitas pessoas se preocupam com ROI de treinamento. Nós também, e prova disto é nosso artigo da última semana que você pode acessar aqui. Entretanto, a efetividade do treinamento é um fator fundamental: quer dizer, ele funciona? Para descobrir isso, precisamos pensar o que significa um treinamento, de fato, atingir seus objetivos.

O objetivo primordial de qualquer experiência de aprendizagem é… aprender. Os educandos precisam produzir conhecimento a partir do contato com informações, processos, pessoas e conteúdo de diversos tipos. Em um nível mais elaborado, é necessário que as pessoas consigam aplicar o conhecimento, levando à transformação do comportamento.

Como descobrir se isso ocorre? Existem diversos modelos de avaliação para entender se um treinamento funciona. O mais simples entre eles é a aplicação de uma entrevista ou atividade de julgamento situacional antes e depois do treinamento. Entretanto, uma medida crítica que muitos subestimam é o TTC: time to competence.

O TCC mede quanto tempo demora entre uma pessoa iniciar uma experiência de aprendizagem e conseguir desempenhar um certo papel que depende do sucesso naquela experiência. Sabemos que a maioria das pessoas eventualmente aprende como desempenhar papeis, funções e atividades. Por isso, quanto mais rápido uma pessoa aprender, mais aquilo dirá respeito à sua performance na função.

Games e gamificações começaram a chamar atenção por reduzir de forma massiva o TTC de treinamentos. Games fazem isso por meio do aumento da interatividade, produzindo experiências de imersão que impactam significativamente o engajamento. Se forem implementados com o devido cuidado metodológico considerando princípios pedagógicos, andragógicos e psicológicos, não há perda de qualidade.

Quer melhorar seus treinamentos? Meça seu TTC. Quanto tempo seus colaboradores levam entre iniciar um treinamento e desempenhar o papel esperado de acordo com o que sua organização definiu? Esse tempo precisa ser continuamente revisado e sempre que possível, reduzido. Não se trata simplesmente de talento individual; as pessoas precisam de ferramentas mais efetivas para conseguir reduzir seu TTC.

Precisa de ajuda? Fale com a gente!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *