Como montar um programa de aprendizagem gamificado?

A gamificação dos treinamentos corporativos parece ser um tópico que desperta bastante interesse nas empresas. Isto porque, em grande medida, vemos uma geração altamente desengajada dos valores tradicionalmente associados às companhias que está ascendendo às posições de liderança. Esses jovens precisam, mais que ser retidos nas organizações, que sejam inspirados para mover o negócio a novos patamares.

Cumprir esse objetivo demanda apoio de ferramentas efetivas e ferramentas, como a gamificação, que só serão efetivas se usadas da maneira correta. Alguns princípios podem ser explicitados de um processo de implementação de games e gamificação bem conduzido que costumam levar à subida dramática dos índices de engajamento mantendo ou aumentando os níveis de absorção do conhecimento.

Quais são eles?

Comunicação efetiva. A área-cliente da gamificação precisa de um planejamento eficaz e estruturado para assegurar que os colaboradores usuários dos games saberão como acessá-lo e qual é a sua importância.

Parametrização do que está sendo gamificado. Os games não são uma panaceia. O apoio de especialistas auxilia a corporação a identificar o que será gamificado e o que deve permanecer no escopo das metodologias tradicionais, bem como quais serão os indicadores usados para medir a eficácia do jogo.

Geração de valor para o negócio. Engajamento é essencial, mas não basta. Gamificação e implementação de games, bem conduzidos, levam à construção de inteligência de treinamento que aprimora a experiência de aprendizado mas também reduz custos e otimiza processos. É o ROI de treinamento sendo mostrado na sua tela.

Profundo conhecimento pedagógico. Nós estudamos muito para entender quais processos e experiências são facilitadores da aprendizagem. Mergulhamos nesse mundo para entender quais atividades digitais produzem mais impacto e quais necessidades podem ser atendidas por games. É divertido, mas é muito mais que isso.

Ou, em outras palavras: comunicar, medir, gerar valor e aprendizagem efetivos. Se estas bases estiverem lançadas, o seu projeto de gamificação será um sucesso.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *