4 dimensões de engajamento que você precisa conhecer

Muito se fala sobre engajamento e já é evidente como ele é importante nas empresas. Mas parece às vezes difícil definir do que se trata o engajamento para além do uso das ferramentas que uma empresa disponibiliza para os colaboradores, não é? Precisamos saber levar aos decisores exatamente do que se trata essa noção se queremos apoio para tornar nossa equipe mais engajada.

As dimensões do engajamento aparecem numa espécie de escala crescente, começando com o que chamamos de imersão e finalizando no estágio mais elevado do engajamento, a absorção. Veja abaixo, resumidamente, estas 4 dimensões do engajamento que você precisa conhecer para defender os projetos desse tema:

  1. Imersão: quando uma pessoa está engajada em um ambiente, ela se sente imersa nele. Isto significa que a pessoa pode ter sua atenção completamente focalizada no ambiente virtual de um jogo e perder a capacidade de interagir com outros estímulos de menor intensidade. Quanto maior a imersão, mais um ambiente (de game ou real) é engajante.
  2. Presença: esta dimensão descreve o sentimento de se estar em um determinado ambiente mesmo quando fisicamente estamos em outro. É comum quando vamos ao cinema ou assistimos a uma peça de teatro. Refere-se aquela sensação de “estar dentro da história”. Quanto maior a presença, assim como na imersão, maior o engajamento.
  3. Flow: esta palavra nos fala de um certo estado ótimo de consciência que alavanca o aprendizado e a experiência em um ambiente. Quem está em sintonia com o “flow” tende a demonstrar bom-humor, motivação e outras características facilitadoras de uma boa experiência. O ambiente que proporciona estas características a seus participantes geralmente apresenta alto índice de engajamento.
  4. Absorção: o estado de absorção é a fase final de um processo ideal de engajamento. Quando um grupo ou uma pessoa sentem-se absorvidos pelo ambiente, para além das características do “flow” também se experimentam afetos e uma alteração de consciência comumente descrita por prazer, estímulo ou motivação. É aquele sentimento de querer mais, querer fazer de novo, o que nos leva a jogar mais vezes um game ou repetir a experiência de entretenimento como frequentar shows, cinemas, etc.

Quer entender mais de engajamento e como usar games na empresa para promover aprendizagem mais efetiva, calcular o ROI dos treinamentos e aumentar o engajamento dos colaboradores? Fale com a gente!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *