Case FormaPoste

A empresa de correios francesa Formaposte estava sofrendo com índice de turnover alto para seu segmento, da ordem de 25%. A dificuldade na retenção era um problema que se iniciava no recrutamento, com problemas na captação de candidatos que entendessem a descrição do trabalho de um carteiro e se engajassem nas atividades do cargo.

A companhia decidiu, por meio de gamificação, lançar uma academia de treinamento aberta aos candidatos à vaga. A Facteur Academy foi um enorme sucesso que trouxe candidatos que admiravam a companhia e entendiam o que precisariam fazer para desempenhar bem a função. O turnover foi reduzido de 25% para 8% anuais.

O objetivo do game da Facteur Academy foi possibilitar que os candidatos e colaboradores vivessem por 1 semana dentro de uma simulação da operação da companhia, enfrentando dilemas éticos e decisões que levavam a uma melhor ou pior performance, de acordo com as escolhas do jogador. Com isso, a Formaposte descobriu uma maneira eficiente de aumentar dramaticamente a retenção dos candidatos e, com a redução de seus custos de contratação e demissão, o projeto alcançou enorme sucesso do ponto de vista financeiro.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *